Os opostos atraem-se!
Quantas vezes você já escutou essa frase durante a sua vida?
Eu já perdi a conta faz tempo.
É uma ideia bastante popular, um conceito que faz parte do senso comum… e que muitas pessoas aceitam e tem como certo.
Contudo, se analisarmos bem aqueles que acreditam e apoiam esta bela ideia, notamos rapidamente que eles frequentemente enfrentam a mesma quantidade (ou até mais) de complicações, problemas e frustrações em suas vidas amorosas.
Hmm… e por que será? Qual será a razão?
Por que será que o “os opostos se atraem” não está contribuindo para que essas pessoas tenham relações amorosas extraordinárias ou no mínimo satisfatórias?
Para que possam viver a aventura romântica que realmente anseiam?
Para que construam uma relação íntima de qualidade, e uma conexão incrível com o parceiro dos seus sonhos?
A resposta é bastante simples:
Porque “os opostos atraem-se” é somente a METADE da verdade.
E hoje, aqui e agora, vou te revelar a outra metade da verdade sobre este conceito! Oh yeah!
Ainda nem comecei a explicar e já estou cheio de entusiasmo!
E que eu ADORO meeeesmo o que faço! =)
Amo profundamente o meu trabalho!!
Mas oka, de volta a explicação...
Sim, é verdade que os opostos se atraem…
No entanto, o que quase ninguém menciona, algo que provavelmente você nunca ouviu, é que os opostos não se atraem em todos os casos. Não é bem assim que funciona…
Vou te dar alguns exemplos simples, presta atenção:
Uma pessoa otimista e uma pessoa pessimista. São realmente opostos, certo? Claro!
Mas acredita mesmo que eles se atraem? Você pode ter certeza de que isso não ocorre.
A pessoa otimista não se sentirá atraída pela pessoa pessimista, mesmo que os planetas se alinhem e os bois comecem a voar e a cantar "I Still Haven't Found What I'm Looking For", do U2.
O pessimismo será sempre um fardo e desestímulo para a pessoa otimista, o que apenas fará com que se afaste. Essa é uma energia negativa que não lhe agrada… o que ela aprecia, o que adora, aquilo que a faz querer viver e pelo qual ela vive, é justamente o oposto dessa negatividade, é algo positivo. A pessoa positiva está diante da negativa, interagindo, e o que mais quer é escapar dali, fugir! Essa é que a verdade.
Agora, a pessoa pessimista/negativa, pode sentir atração pela otimista/positiva, pois a energia dela é realmente vibrante e estimulante, traz algo especial para o mundo, favorecendo melhores interações, contribuindo para momentos e relações mais satisfatórias.
Entretanto, não há uma atração recíproca… a positiva não se sentirá atraída pela negativa. E se você é uma pessoa positiva e já teve experiências com pessoas negativas, sabe exatamente do que falo. Você já teve essa sensação.
Opostos? Sim.
Atração? Não.
Um outro exemplo...
Uma pessoa confiante (A) e uma pessoa insegura (B).
Você acha/acredita que existe atração entre elas? Não.
É porque enquanto (A) está disposta a experienciar coisas novas, embarcar em aventuras, arriscar, agir espontaneamente, a fazer e dizer sem hesitar... a (B) vive sempre preocupada com as consequências, pensando no que pode dar errado, desmotivando-se, bloqueando a energia criativa, travando momentos com sua hesitação, e assim por diante.
A pessoa confiante não aprecia a companhia da insegura, já que isso a impede de fazer aquilo que adora e a realizar com liberdade suas paixões. A insegura, por sua vez, sente receio de o fazer e tenta dissuadir a confiante, preenchendo sua mente com pensamentos negativos e arruinando toda a magia, a aventura, e a beleza dos momentos. Ela trava a criatividade e a espontaneidade do momento... sempre opta por caminhos seguros. Não deixa espaço para o extraordinário, e muito menos para a evolução que só vem com o desafio/ir além.
A insegura pode se sentir atraída pela confiante... pelo seu charme, seu carisma, por realizar tarefas desafiadoras que muitos evitam, e por motivá-la/inspirá-la através de suas decisões e atitudes de coragem, entre outras coisas.
No entanto, se você é uma pessoa segura e confiante e teve que se relacionar com alguém instável e inseguro em certo momento/contexto, sabe do que estou falando. Sentiu uma diferença de energia... algo em ti te empurrava para frentes novas e excitantes, enquanto a insegura te puxava para o seguro, previsível, levando você para o interior de sua armadura e colete à prova de balas, como direito a joelheiras, caneleiras, capacete e todo o apetrecho de proteção que puder imaginar aí! haha
Opostos? Sim... Atração? No way!
O mesmo acontece quando se compara alguém honesto a um desonesto... uma pessoa íntegra a outra não íntegra... uma que cativa e outra que entedia... uma cômica/engraçada e outro séria/aborrecida... uma autêntica/genuína e outra falsa... e assim por diante.
Os opostos se estabelecem, mas a atração não é recíproca. Um dos envolvidos pode até se sentir atraído pelo outro... (pois este possui uma qualidade que ele não tem, como otimismo ou confiança frente a pessimismo ou insegurança – e a energia positiva que lhe falta), mas a atração não é bilateral.
Em certas dinâmicas de dependência, essa questão dos opostos funciona... "Eu sou totalmente lógico, e ela é emocional ou artística, algo que não desenvolvi, mas que é útil para mim".
E na verdade, a imensa maioria das relações dá-se a partir dessa ideia de preenchimento, onde eu busco no outro o que falta em mim, e vice-versa
Oka, entendo que esse não é um pensamento consciente e as pessoas não articulam ou verbalizam isso assim em suas mentes, mas você compreendeu a essência. Certo!?
De maneira geral, as relações de dependência operam assim:
A pessoa (A) tem uma capacidade ou qualidade "X", que é oposta/contrasta com a capacidade/qualidade "Y" da pessoa (B).
Portanto, (A) necessita de (B) por não possuir "Y", enquanto (B) depende de (A) por não ter "X".
Um exemplo claro e simples deste conceito é o de opostos entre o emocional e o lógico. Eles se complementam, já que um possui uma capacidade que o outro carece, e sem essas capacidades, a vida se torna mais difícil. Com o parceiro que possui a capacidade que me falta, a vida se torna mais fácil.
Entretanto, os relacionamentos não devem ser baseados na dependência (atitude de obter algo), mas sim na interdependência... onde cada um se desenvolve no que necessita e se relaciona com outra pessoa, não porque essa pessoa ocupa uma lacuna ou limitações, vindo a preencher um vazio ou falta de algo, mas para agregar e contribuir à vida do outro, com a intenção de oferecer/dar e partilhar momentos e intimidade.
“Ah, ela completa-me!”
"Ah, mas ele me faz inteira!"
Palavras bonitas a disfarçar/camuflar uma dinâmica feia.
Não é suposto que outras pessoas preencham nossos vazios e nos completem... é suposto que NÓS nos completemos, e isso é o que se denomina crescimento/desenvolvimento humano.
Uma relação de dependência ocorre em razão de um sentimento de incompletude, de vazio, de carência... assim, jamais se poderá experienciar a profunda intimidade e a satisfação que se consegue em uma relação interdependente, onde cada um é independente, preenchido, pleno, e escolhe se unir ao outro por Amor genuíno, admiração e fascínio pelo Ser que o outro é, e com a intenção genuína de dar e contribuir de forma sincera para a vida do parceiro, compartilhando momentos significativos e uma intimidade rica, profunda e com significado.
De fato, nas relações de dependência – que não são intrinsicamente ruins, apenas não são a forma mais elevada e evoluída, logo não trazem os momentos e a intimidade extraordinária que se é possível – os polos opostos atraem-se... e existe uma atração recíproca.
Contudo, esse é o tipo de atração que realmente desejas?
Uma atração “negativa”, pois ambos sentem a falta de algo que tentam suprir e preencher um no outro...?
Acredito que não, né!?
Há apenas uma situação em que os opostos se atraem de forma natural:
Na polaridade entre o masculino e o feminino.
Todos os seres humanos possuem em si energia masculina e feminina. Elas são opostas, porém igualmente valiosas. Ambas tem o mesmo valor. O ideal é ter ambas em equilíbrio para utilizá-las no contexto adequado. Pois, ter apenas uma dessas energias desenvolvida... resulta em dependência.
Siim!
O parceiro feminino necessitará da masculinidade do outro, enquanto o masculino dependerá da feminilidade do outro.
No contexto das relações e interações, quando o homem é masculino e a mulher feminina, gera-se naturalmente entre ambos uma atração, uma energia, que leva a sua ligação/conexão a um nível intimo e físico.
Quando se afirma que os opostos atraem-se, é disto que na verdade se está a falar: da energia masculina e feminina, do Yang e do Yin.
Não se trata de otimismo e pessimismo.
Não é sobre confiança e insegurança.
Não diz respeito a aventureiro e caseiro.
Não é uma questão de científico e artístico.
Não se refere ao mental e emocional.
Trata-se, de fato, do Masculino e do Feminino.
Pois nos outros casos, ou apenas um dos lados sente atração, ou a atração que existe decorre de uma carência negativa de uma capacidade importante/essencial, resultando em relações de dependência.
Lamentavelmente, muitos mitos sobre atração circulam na sociedade, sendo que as pessoas, sem culpa, seguem esses conceitos, que apenas as deixam insatisfeitas e frustradas em suas vidas amorosas e sociais.
Basta um entendimento equivocado ou incompleto, uma peça inadequada, para que o grande mecanismo funcione de maneira deficiente ou não funcione de todo.
E a grande maioria eu seguia as normas, leis e dicas da sociedade e dos inúmeros influencers, coachs (tipo), criadores de conteúdo e afins, os quais são facilmente identificados, pois geralmente fazem anúncios do tipo "como conquistar qualquer pessoa em 60 segundos", ou "como gerar a emoção X para que a pessoa se interesse por você", ou, a ganhadora do Nobel da Sedução Suprema, "como acessar e despertar um instinto primitivo que vai fazer QUALQUER mulher ficar obcecada por você", lol. Muitas pessoas, por não saberem o que fazer, tamanha a confusão que estão por estar há tempos a seguir/fazer o que é determinado pelo senso comum, recebendo orientações de amiga(o)s (solteiros e encalhadas) e familiares. E ainda, sendo massivamente influenciados pelas músicas que consomem, as quais incutem em sua mente ideias e pensamentos totalmente distorcidos, equivocados e romantizados sobre as relações. Além dos filmes, livros e tudo o que se consome. Enfim.... a verdade é que os resultados que obterá se seguir assim serão: ZERO! NADA! Nada de real e verdadeiro, integro e profundo.
Me permita ver se adivinho: sente-se como se a sua vida simplesmente não é como gostaria que fosse. Na maior parte do tempo as emoções diárias são negativas. Não sente satisfação profunda... sente-se agoniada(o), pois percebe que lhe faltava algo essencial a vida. A vida parece um tormento contínuo, um labirinto em chamas sem saída que lhe queima sempre que tenta agir, falar ou pensar de modo infrutífero. Não vivencia o que anseia... mesmo tendo suas qualidades e virtudes e sendo uma pessoa boa?
Algo assim?
Talvez para você seja exagero, mas não para a maioria.
E isso acontece porque se segue aquilo que mencionei ali acima.
Mas, a você que está aqui agora, que conseguiu lol chegar até aqui, eu digo: não siga o senso comum.
Você não quer seguir o senso comum... porque o senso comum leva a uma vida comum e quiçá medíocre. E a vida comum/medíocre é a vida de sofrimento que a maioria das pessoas enfrenta diariamente. Sem significado, sem encanto, sem magia, sem beleza, sem inspiração, sem Amor, sem Intimidade, sem Poder, sem alegria..
E isso é completamente dispensável/desnecessário.
Não é assim que se contribui para o mundo.
São poucas as pessoas que realmente rompem com o ordinário, com o que é aceito, e adotam uma nova postura e atitude, seguindo um novo caminho de descoberta e evolução, onde desvendam os grandes mistérios da vida.
Como de fato as coisas funcionam... a versão correta e completa da Verdade. E não apenas a do senso comum, que é considerada normal...
Como criar experiências/momentos extraordinários... em vez de apenas se entreter com algo temporário e carente de significado, que não resulta em nada, deixando a sua vida na mesma/inalterada.
Como SER... ao invés de simplesmente pensar, fazer, falar... e até sentir.
Como transformar-se internamente e criar/moldar sua realidade exterior... em vez de permanecer com uma mentalidade de vítima que se vê sem opções, que pensa que não te escolha e a quem as coisas acontecem de maneira misteriosa e aleatória.
Isso é MUITO importante, e só é necessário um passo em falso para provocar algo que irá drenar sua energia e causar danos permanentes.
Seja escolher a carreira errada, a relação/parceiro(a) inadequado(a), hábitos prejudiciais, amizades erradas/falsas/de interesse, um local de trabalho negativo e não íntegro, uma residência indesejada, crenças ultrapassadas, princípios e valores distorcidos...
Como discernir entre o certo e o errado? Como identificar o que irá te prejudicar e o que realmente pode te ajudar/beneficiar?
Há um primeiro passo de coragem a dar... pois é necessário aprender e fazer algo novo que muitas vezes é o oposto do que a sociedade e todas as pessoas que conheces te dizem para fazer.
Mas essa é a abordagem correta, é o caminho certo, o caminho da felicidade. E é o caminho que depois te vai permitir, de uma forma direta ou indireta, ajudar essas mesmas pessoas que não te o queriam deixar começar a percorrer.
Em primeiro lugar, a Humildade. Reconhecer e aceitar que existem coisas/conhecimentos que você não sabe, que o que se acredita saber pode estar incorreto, e que há capacidades e consciência a desenvolver.
Em segundo lugar, Auto Honestidade. Descobrir e admitir-se a si próprio o que não se sabe, onde se está errado, e quais são as capacidades que precisam de ser desenvolvidas.
Por fim, em terceiro lugar, a Coragem. Dar o primeiro passo de Coragem em direção à Verdade. Começar a aprender e a fazer tudo o que é preciso para que se passe a saber o que não se sabia, para que se passe a saber o que está certo, e para que se desenvolva as capacidades que antes não estavam desenvolvidas.
Desenvolvimento Humano é a minha grande paixão e é o meu caminho na vida.
Foi isso que motivou a criação do Sou FAMC, a razão pela qual estes áudios são feitos, assim com os posts do blog, os quais eu recomendo que leiam, e essa é a razão pela qual, diariamente, ofereço apoio a alguém, seja por meio de e-mails, sim, ainda, do WhatsApp ou de interações pessoais.
Porque eu sei e acredito que quanto mais pessoas souberem sobre esses assuntos e conseguirem aplicar esses conceitos em suas vidas, mais positivo será o impacto no mundo. O seu mundo interior e consequentemente todo o exterior a sua volta. Contudo, é importante perceber: nós não estamos aqui para mudar o mundo... nós SOMOS o mundo.
Portanto, ao mudarmos a nós mesmos internamente, a nossa consciência, o mundo automaticamente mudará. Transformar o mundo não ocorre através de ações externas. Por fora, é possível alcançar alívios temporários, consertar/remendar algo momentaneamente, .
Entretanto, chega um ponto em que tudo retornará ao que era.
A verdadeira origem de tudo reside dentro de nós... logo, se esse “tudo” não satisfaz é porque vem de um interior que está suficientemente evoluído. A ideia não é mudar a criação..., mas sim o criador, para que este passe a criar naturalmente algo diferente e melhor para si e para os outros.
Será que isto se aplica à nossa própria vida?
Você pode ter certeza que sim.
Humildade, Auto Honestidade, Coragem... é assim que as verdadeiras e extraordinárias mudanças interiores e de vida começam. E eu passei por isso pessoalmente.
...
Se você está realmente buscando uma mudança interior extraordinária, uma mudança incrível em sua vida, e desenvolver-se interiormente de uma forma autêntica e permanente, me acompanhe...
Grato pela sua presença e atenção :)
Vive a vida.
RVM
E é isso, pessoal.
Sigam a viver as suas paixões e a fazer aquilo que amam fazer.
RVM