Pergunta de um conhecido (levemente modificada e estrutura para o post):
“Oi Rodrigo! Legal as tuas ideias
Li o texto do ego, e quero saber, dentro daquilo que você "experienciou", como diz, se tem um estimativa em relação a essência das pessoas com se relacionou. De repente em termos de porcentagem? É apenas uma curiosidade. Quantos % você daria para as pessoas egocêntricas, pouco egocêntricas, mais íntegras, e pessoas com um ego mais maduro? Seria possível avaliar dessa forma? E o que pensa em relação a sociedade? Tem salvação? É possível que evoluamos em termos de integridade, honestidade, etc, ou só piorar mesmo? Obrigado.”
Resposta, comentários:
Opa!
Grato por se interessar por esses textos doidos =).
Isso aqui não é para qualquer um.
“É apenas uma curiosidade.”
Aí está.
O ego nos pega com tanta facilidade e velocidade. Pois esse tipo de pergunta, apesar de parecerem inocentes e pertinentes, distraem-nos do verdadeiro trabalho espiritual interior que tem de ser feito diariamente para subirmos de nível de consciência.
O ego quer saber estas coisas, não apenas por curiosidade e por parecerem interessantes, mas porque secretamente e inconscientemente anda à caça de mais razões para odiar o mundo e as pessoas. Ele sabe que a maioria não é íntegra, logo essa é a razão perfeita para decidir que é melhor evitar interagir com as pessoas e participar no mundo, bloqueando assim com sucesso o Amor, e qualquer hipótese de integridade ou aumento de consciência.
De acordo David R. Hawkins (o cara dos Níveis de Consciência - confere que tem um post sobre), 85% das pessoas no mundo não são íntegras - isso em 1995; se bobear e muito provavelmente essa porcentagem agora seja maior.
E depois?
Isso explica o porquê de muitas coisas no mundo, mas em que é que isso me ajuda a subir de nível de consciência? Absolutamente nada.
É apenas informação nova na cabeça. Não estou a trabalhar para entender e transcender o meu ego, os seus medos, os seus impulsos, não estou a fazer nada por ninguém, etc, etc. É conteúdo, não é contexto. Nós aprendemos por experiência e não por leitura =D, vivendo e não pensando. Claro que neste caminho é natural acabarmos por encontrar e ler este tipo de informações, e tudo bem. É importante aprender e seguir aprendendo. Estou apenas a alertar para o fato de que podemo-nos perder nelas e ficar eternamente a andar aos círculos sem aumentar a nossa consciência, se, ao mesmo tempo, não andarmos a fazer o trabalho espiritual necessário com consistência e regularidade.
É preciso agir.
E nisso, uma pergunta mais pertinente seria, “como posso Amar os 85% de pessoas egocêntricas?”. Aí sim, as coisas vão fluir e acontecer. Teremos dança e êxtase =D
Porque temos algo a aprender com todas as pessoas, e se uma pessoa é íntegra ou não é íntegra, isso é algo que descobrimos ao interagir com ela, no momento, e não algo que tentamos antecipar sozinhos em frente ao computador a ler um texto.
Quando começamos a aprender a Amar todas as pessoas, é impossível estarmos sozinhos. Passamos a ter energia suficiente para falar com qualquer pessoa em qualquer lado a qualquer momento. Nem todas vão querer falar conosco ou ter energia suficiente para uma boa conversa, mas isso é completamente secundário, pois a nossa energia será contagiante para a maioria. A realidade de poder sair de casa e ter a certeza que se terá sempre alguém com quem conviver um pouco é libertador. Claro que muitas dessas pessoas não serão compatíveis conosco, e da interação não surgirá uma relação. E depois? =D
Podemos ser simpáticos e animados para todas as pessoas que quisermos. Podemos dizer olá com alegria, apenas pelo prazer de o fazer, simplesmente porque estamos alegres. Cumprimentamos os cães e brincamos com eles. Tudo é possível no Amor! =D
O erro é odiar em antecipação, querendo evitar as pessoas em vez de interagir com elas. Só interagindo é que as conhecemos, e é interagindo que vamos aprender as lições. As pessoas são a oportunidade perfeita para aprendermos a Amar. O que interessa se são íntegras ou não? Ainda nem sequer falámos com elas! E se soubermos trazer cá para fora o nosso melhor, vamos inspirá-las a trazer o seu melhor cá para fora, e de facto uma interação agradável é possível. E não tem de ser mais do que isso. Com algumas pessoas será, com a maioria não. E depois?
Amar não implica ter uma relação lol, Amar implica Amar no momento, e deixar acontecer o que for natural acontecer. E nem sempre irá acontecer mais do que aquela pequena conversa agradável sobre a criança que se molhou toda a brincar com o cão no jardim. É importante não nos tornarmos caçadores de amigos e relações lol isso está ao mesmo nível dos caçadores de validação (orgulho) e de sexo, é apenas um sabor diferente do mesmo gelado e vazio.
Então os outros são para aprendermos a Amar e a servir, e o caminho de aumento de consciência é um caminho de contemplação em que olhamos para nós, para dentro, e enfrentamos aquilo que tivermos de enfrentar no nosso nível de consciência atual. O ego vai-nos distrair de formas infinitas dessa simples escolha, ele fará de tudo para nos impedir de olhar para dentro (para ele), pois ele sabe que se isso acontece, ele é descoberto e por ser descoberto começa automaticamente a ser desfeito e a perder o poder que tem sobre nós. Quando a ilusão se descobre ser ilusão, começamos imediatamente a deixar de acreditar nela até que ela desaparece para sempre em nós.
Uma das táticas favoritas do ego é apontar o dedo para fora. Para ele são sempre os outros os responsáveis, e como os outros são ou o que fazem é o seu tema de interesse. Ele adora julgar e odiar, o que se pode fazer? Lol ele caça os erros dos outros para ter mais uma razão para os odiar e rejeitar… e depois queixa-se que se sente só, tem poucos amigos, não sabe iniciar conversas com estranhos e não consegue conhecer mulheres! =D
O ego é um idiota insano.
Temos de olhar para dentro e não para fora (para os outros, as suas escolhas e o que fazem ou não fazem). Saber porcentagens de quantas pessoas são íntegras ou não íntegras pode ser interessante, mas não resolve nada em nós. O ego pega nessa informação e usa-a para se tornar mais forte lol por isso é importante estarmos sempre atentos ao porquê das nossas escolhas e perguntas, e em como percepcionamos e interpretamos aquilo que aprendemos.
A tendência é evolutiva. Mas hoje em dia está tudo mais caótico por causa da televisão e do mundo do entretenimento. Ou seja, há cada vez mais confusão de conteúdos e informação não íntegros de fácil acesso. Cada vez mais filmes, séries e programas de TV não íntegros que simplesmente baralham as pessoas em termos de princípios e as bloqueiam em termos de evolução de consciência.
O que eu quero dizer é que apesar de estarmos lentamente a evoluir no geral, o entretenimento e outras fontes de conteúdos têm cada vez mais autores e criadores não íntegros que dificultam o caminho de evolução às pessoas. Novelas em geral, bem como séries baseadas em fatos reais sobre assassinos e afins, e também séries como a do Spartacus, Slasher e Round 6, são das piores coisas que se podem ver em termos de aumento de consciência. São horríveis, com baixa energia, glorificam a violência, morte, traição, busca por poder, e uma série de outras coisas que não são íntegras (e barbáries do ser humano). Quem assiste novelas e essas séries claramente não está interessado em Amor ou sequer em subir de nível de consciência. Talvez nos seus sonhos, mas na verdade não está =D são, como lhes costumo chamar, entretenimento para animais lol para humanos (integridade) não são de certeza.
O ego adora aquelas histórias, claro, representam tudo o que ele é… mas qualidade artística não é o mesmo que qualidade espiritual, e para quem quer aumentar a sua consciência, ser Amor, e ter mais energia para ter uma vida social e amorosa bonitas, com alegria e paz, há coisas que têm mesmo de ser deixadas para trás. Em termos de entretenimento a situação atual é pior que má lol séries, filmes e heróis com quem de fato se pode aprender algo, e ser um modelo de comportamento íntegro no dia-a-dia, isso praticamente já não existe. É a era de glorificação do ego lol completamente desinteressante e aborrecido.
No outro dia cheguei em casa e tinha 3 javalis, 1 t-rex, 2 crocodilos e 1 planta carnívora a verem o Dexter e a beberem caipirinhas. Enfim, é 2025 e devemos estar mesmo perto do fim do mundo =D
Felizmente há as séries antigas, como o MacGyver e o Tintim, e mais recentemente This is US, com bases íntegras e princípios a seguir. E há vários filmes de energia mais elevada com os quais podemos aprender coisas importantes - como o Forrest Gump, Um sonho de liberdade, Blade Runner 2049 -, seguir modelos de integridade e alcançar a nossa alegria e Amor. Basta estarmos realmente interessados nisso e é apenas uma questão de tempo até descobrirmos essas séries e filmes (obs.: eu logo começo a compartilhar e falar sobre aqueles que me ajudaram no meu processo de evolução, :).
Tudo isto para dizer que de forma geral estamos a evoluir lentamente, mas que há muita (muita mesmo) coisa de fácil acesso no mundo do entretenimento e da televisão que glorifica o ego e o que ele adora. E se nos expomos a isso diariamente o nosso nível de consciência vai baixar, e podes esquecer o conhecer mulheres bonitas naturalmente e o ter uma vida amorosa alegre =D
Obrigado pela tua pergunta!
RVM
E é isso, pessoal.
Sigam a viver as suas paixões e a fazer aquilo que amam fazer.
RVM